sábado, 21 de abril de 2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Evento: Workshop Empresa Sustentável

No dia 13 de abril de 2012, foi realizado o Workshop Empresa Sustentável com o tema “Indicadores Empresariais de Sustentabilidade Social, Econômica e Ambiental” promovido no âmbito do Projeto Índice de Desenvolvimento da Gestão Ambiental (IDGA), realizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho na Empresa M&G Fibras, com o apoio da FAJOLCA, Rede de Defesa Ambiental, Complexo Industrial Portuário de Suape, Grupo de Estudos em Gênero, Raça e Meio Ambiente e Planejamento de Políticas Públicas da UFPE, Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins do Município de Escada. O Projeto IDGA é financiando pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, coordenado pelos Professores Vanice Selva e Ivan Melo com a participação de mestres egressos e mestrandos do Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFPE e tem como objetivo analisar o desempenho de indústrias instaladas no Complexo Portuário de Suape –CIPS. O objetivo do Workshop foi discutir modelos e abordagens para a seleção e aplicação de indicadores de sustentabilidade ambiental, social, econômica no contexto do setor empresarial diante dos desafios e oportunidades que se apresentam em termos de desenvolvimento sustentável. Participaram do Workshop os mestrandos do PRODEMA/UFPE e empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape e professores da FAJOLCA.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Palestra: Relação Cidade-Campo no Brasil

A palestra "Relação Cidade-Campo no Brasil", promovida pelo Laboratório de Pesquisa Integrada de Gestão Ambiental - LAPIGA,  será ministrada pelo Professor Júlio Cezar Suzuki da Universidade de São Paulo- USP no dia 13/04 às 16hrs, no 5º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH da UFPE.

Curso: Apoio multicritério à decisão pública: A metodologia sociotécnica MACBETH

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvmento e Meio ambiente da Universidade Federal de Pernambuco, PRODEMA-UFPE, está oferecendo o curso: "Apoio multicritério à decisão pública: A metodologia sociotécnica MACBETH" ministrado pelo professor Bana e Costa, no período de 18 a 24 de abril das 17 às 21 hrs em local a definir (Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH ou Centro de Tecnologia e Geociências - CTG).

As inscrições devem ser feitas na secretária do PRODEMA, no 6º andar do CFCH.

Maiores informações: 2126 8288

sábado, 7 de abril de 2012

Workshop Empresa Sustentável

Com o tema "Indicadores empresariais de sustentabilidade social, econômica e ambiental" o Workshop Empresa Sustentável tem por objetivo discutir modelos e abordagens para seleção e aplicação de indicadores de sustentabilidade ambiental, social e econômica no contexto do setor empresarial diante dos desafios e oportunidades que se apresentam em termos de desenvolvimento sustentável.

O evento ocorrerá no dia 13 de abril, às 9hrs, no Auditório da Empresa M&G Fibras Brasil, no município de Cabo de Santo Agostinho.

Programação:

  • Indicadores empresariais de sustentabilidade social, econômica e ambiental: principais modelos e aplicações.
    Dr. Gesinaldo Cândido – Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande.
  • A experiência da Transpetro S/A na aplicação de indicadores de sustentabilidade socioambiental.
    Msc. Valmir Campos – Gerência de QSHE da Transpetro Suape.
  • Índice de Desenvolvimento da Gestão Ambiental (IDGA): uma proposta de indicador de desempenho socioambiental para empresas.
    Msc. André Paulo de Barros Consultor da Souza Barros Consultoria em Sustentabilidade.

Para inscrições e mais informações acesse: http://www.souzabarrosconsultoria.com/index.php?option=com_content&view=article&id=20