segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nota de Falecimento - Morre Coordenador Executivo da ASPAN‏

Faleceu neste  sábado, às 13:30h, o ambientalista Alexandre Araújo (52 anos), coordenador executivo da ASPAN – Associação Pernambucana de Defesa da Natureza – e também coordenador da ONG Instituto Nova Ação, em virtude de um ataque fulminante do coração. Alexandre foi professor de biologia e deixa duas filhas. O incidente aconteceu em sua residência, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santa Genoveva, também em Candeias, mas já deu entrada sem vida.

Quando estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 5 de junho de 1979, sob a inspiração e apoio do Prof. João Vasconcelos Sobrinho, arregimentou importantes nomes da ciência, além de muitos estudantes universitários, na criação da ASPAN. Nestes 33 anos de atividade ininterrupta da entidade, Araújo participou de inúmeras atividades que caracterizaram a luta da ASPAN contra toda exploração do meio ambiente, inclusive do homem pelo próprio homem, pois sempre considerou a questão social estreitamente ligada aos problemas ambientais. Araújo participou da organização de manifestações históricas da defesa da Natureza em Pernambuco, como a defesa do Rio Capibaribe, da retirada do peixe-boi Chica da Praça do Derby, da marcha em defesa das praias e contra a instalação do Porto de Suape e a expulsão do submarino de propulsão nuclear da marinha americana da costa pernambucana. Estimulador da criação de muitas redes sociais como o Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais - FBOMS, da Articulação do Semi-árido – ASA, do Fórum de Entidades Ambientalista de Pernambuco – FEAPE e do Fórum de Comunidades para o Meio Ambiente – FCMA, Araújo participou de convenções e reuniões no País e no Exterior sobre a temática ambiental a exemplo da ECO 92 e das COP/CMC – Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudanças Climáticas, na Alemanha e em Cuba. Na ASPAN ocupou praticamente todos os cargos de direção, inclusive o de presidente. Alexandre era a cara e a alma do movimento ambientalista de Pernambuco. Que seu exemplo de cidadão planetário permaneça entre nós.

O corpo de Alexandre Araújo será velado no Cemitério Parque das Flores, no Curado, Recife/PE, a partir das 21h de hoje. O enterro foi inicialmente marcado para às 14:00h de amanhã, 1º de julho, deverá ser confirmado pelos familiares.

0 comentários:

Postar um comentário