sábado, 12 de abril de 2014

Regras de submissão de trabalhos científicos para o III EDMA

Atualizado em 25 de Abril

Informações Gerais
  • Todos os trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Científica através do e-mail: edma.comissaocientifica@gmail.com, a partir das 00:00 horas do dia 01 de abril de 2014 (Terça-feira) até às 23:59 do dia 30 de abril de 2014 (Quarta-Feira), data limite para a submissão.
  • Todos os trabalhos devem estar em consonância com os eixos temáticos do evento: 1. Produção Rural e Sustentabilidade; 2. Espaço Urbano e Meio Ambiente 3. Áreas Protegidas e questões socioambientais; 4. Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento; 5. Desenvolvimento Local e Identidade; 6. Tecnologias Socioambientais. Os trabalhos que estiverem fora dos eixos e do formato não serão avaliados.

  • Não serão aceitos trabalhos fora dos prazos estabelecidos.
  • Para submeter os trabalhos é necessário que o autor/apresentador, ou ao menos um dos co-autores faça(m) sua(s) inscrição(ões) e efetive(m) o(s) pagamento(s), sendo que só receberá o certificado aquele(s) que tenha(m) a inscrição efetuada e esteja(m) presente(s) no momento da apresentação do trabalho em formato de banner. É necessário enviar junto com o trabalho o comprovante de pagamento.
  • Havendo prorrogação dos prazos, as datas serão automaticamente modificadas e divulgadas no blog.
  • Cada autor/apresentador só poderá submeter um único trabalho. E cada trabalho poderá ter no máximo 4 autores.
  • Serão aceitos trabalhos de Revisão da Literatura, Estudos de Caso, Relatos de Experiência, etc.
  • As inscrições e submissões não garantem a participação no evento. A inscrição será confirmada mediante a comprovação do pagamento.

Normas de Submissão

Todos os trabalhos enviados para o III EDMA serão avaliados. Os trabalhos podem ser ACEITOS, ACEITOS COM RESTRIÇÃO (serão devolvidos aos autores para que façam as devidas alterações em tempo hábil) ou NÃO ACEITOS.
A forma de apresentação dos trabalhos será através de banner. Estes deverão seguir as orientações citadas no fim deste documento, no tópico “Normas para elaboração e apresentação de banners”.
Título
Centralizado, letras maiúsculas, negrito. Deve conter, no máximo, 15 palavras.
Título em espanhol ou inglês
Centralizado, letras maiúsculas, negrito.
Área temática
Identificar em qual área temática o trabalho se insere.
Nome dos Autores
Autor principal e co-autores, nesta ordem. E-mail para contato, filiação acadêmica/profissional.
Palavras-chaves
Identificação de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados. As palavras-chaves devem ser separadas por ponto e vírgula.
Introdução
Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução.
Material e Metodologia
Descrever o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado. Descrever as etapas em ordem cronológica. Destacar a metodologia utilizada, com revisão bibliográfica, se aplicável.
Resultados e Discussões
Apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Poderão ser apresentados imagens, gráficos, quadros ou tabelas. Destacar a participação da comunidade, se existente, e a alteração da situação problema. Em caso de oficina, apresentar os resultados desejados ou já alcançados.
Conclusão
Concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos/institucionais e o grau de alteração da situação problema.
Referências
Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.

Orientações Gerais: 

- Resumo expandido com no máximo 4 páginas; A4; fonte Arial, tamanho 12; margem superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; direita 2,0 cm; esquerda: 3,0cm;
- O texto deve ser redigido de maneira impessoal, na terceira pessoa;
- Itens e subitens em negrito e alinhados à esquerda;
- Espaçamento: 1,5 cm entre o Título e Autores e 1,5 entre linhas no texto; simples entre os itens e subitens;
- Tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word);
- Podem ser inseridas notas de rodapé, desde que consideradas extremamente necessárias. As notas explicativas podem conter até 3 linhas e devem ser numeradas sequencialmente, em números arábicos, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples.
- Devem ser citadas as fontes de financiamento da pesquisa, se existirem, sob a forma de Agradecimentos ao final do corpo do artigo.
Os trabalhos devem ser enviados em formato pdf para o e-mail: edma.comissaocientifica@gmail.com
Data Limite para envio: 30 de abril de 2014.
Dúvidas, favor enviar e-mail para o endereço desta Comissão.

Normas para elaboração e apresentação de banners

1. Confecção do pôster
Recomenda-se que o pôster seja confeccionado após a resposta de aceite da Comissão Avaliadora.
2. Dimensões do pôster
Largura: 90 cm. Altura: 120 cm.
3. Legibilidade e recursos
O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.
4. No pôster deverá constar:
a. Título: É obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do resumo submetido ao evento.
b. Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido).
c. Instituição dos autores.
d. Dados da pesquisa (Introdução, Material e Metodologia, Resultados e Discussões, Conclusões e Referências). Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis.
e. Agência de fomento: Caso exista Agência de fomento é obrigatório mencioná-la.
f. Mencionar se é Trabalho de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, de Agência Governamental, Agência Não-Governamental e outros. Deve ser informado a que instituição pertence os autores do trabalho.
Local e dia da apresentação
Os pôsteres dos trabalhos selecionados serão apresentados no dia 16 de maio de 2014, no prédio do CFCH/UFPE.
A relação dos trabalhos aprovados e apresentações serão divulgadas no blog do evento (prodemaufpe.blogspot.com.br) a partir do dia 05 de maio de 2014 e, ainda, em painéis e na secretaria do PRODEMA, nos dias do Congresso. Aquele que não fixar ou apresentar seu trabalho não terá direito ao certificado.
Horário das Sessões de Pôsteres e Apresentações Orais
A organização e os apresentadores dos trabalhos deverão respeitar e seguir a ordem (data, painéis e títulos selecionados), conforme divulgados no blog do evento (prodemaufpe.blogspot.com.br) a partir do dia 05 de maio de 2014.

É proibida a apresentação:
a. Por terceiros não autores e por pessoa não inscrita no evento.
b. Com retroprojetor, e/ou outros recursos eletrônicos.
c. Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.


2 comentários:

  1. O resumo expandido aprovado para apresentação, será publicado em anais?

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  2. Por gentileza, onde está a lista dos trabalhos aprovados?

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