Atualizado em 25 de Abril
Informações Gerais
- Todos os trabalhos deverão ser encaminhados à Comissão Científica através do e-mail: edma.comissaocientifica@gmail.com, a partir das 00:00 horas do dia 01 de abril de 2014 (Terça-feira) até às 23:59 do dia 30 de abril de 2014 (Quarta-Feira), data limite para a submissão.
- Todos os trabalhos devem estar em consonância com os eixos temáticos do evento: 1. Produção Rural e Sustentabilidade; 2. Espaço Urbano e Meio Ambiente 3. Áreas Protegidas e questões socioambientais; 4. Políticas Públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento; 5. Desenvolvimento Local e Identidade; 6. Tecnologias Socioambientais. Os trabalhos que estiverem fora dos eixos e do formato não serão avaliados.
- Não serão aceitos trabalhos fora dos prazos estabelecidos.
- Para submeter os trabalhos é necessário que o autor/apresentador, ou ao menos um dos co-autores faça(m) sua(s) inscrição(ões) e efetive(m) o(s) pagamento(s), sendo que só receberá o certificado aquele(s) que tenha(m) a inscrição efetuada e esteja(m) presente(s) no momento da apresentação do trabalho em formato de banner. É necessário enviar junto com o trabalho o comprovante de pagamento.
- No dia 05/05 será divulgada no blog do evento (prodemaufpe.blogspot.com.br) uma lista dos trabalhos científicos APROVADOS.
- Havendo prorrogação dos prazos, as datas serão automaticamente modificadas e divulgadas no blog.
- Cada autor/apresentador só poderá submeter um único trabalho. E cada trabalho poderá ter no máximo 4 autores.
- Serão aceitos trabalhos de Revisão da Literatura, Estudos de Caso, Relatos de Experiência, etc.
- As inscrições e submissões não garantem a participação no evento. A inscrição será confirmada mediante a comprovação do pagamento.
Normas de Submissão
Todos os trabalhos
enviados para o III EDMA serão avaliados. Os
trabalhos podem ser ACEITOS, ACEITOS COM RESTRIÇÃO (serão
devolvidos aos autores para que façam as devidas alterações em
tempo hábil) ou NÃO ACEITOS.
A forma de apresentação
dos trabalhos será através de banner. Estes deverão seguir as
orientações citadas no fim deste documento, no tópico “Normas
para elaboração e apresentação de banners”.
Título
|
Centralizado,
letras maiúsculas, negrito. Deve conter, no máximo, 15 palavras.
|
Título
em espanhol ou inglês
|
Centralizado,
letras maiúsculas, negrito.
|
Área
temática
|
Identificar
em qual área temática o trabalho se insere.
|
Nome
dos Autores
|
Autor
principal e co-autores, nesta ordem. E-mail para contato, filiação
acadêmica/profissional.
|
Palavras-chaves
|
Identificação
de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto
do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em
bases de dados. As palavras-chaves devem ser separadas por ponto e
vírgula.
|
Introdução
|
Demonstrar
a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação
problema, o ambiente e os atores. Apresentar os objetivos do
trabalho ao final da introdução.
|
Material
e Metodologia
|
Descrever
o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado.
Descrever as etapas em ordem cronológica. Destacar a metodologia
utilizada, com revisão bibliográfica, se aplicável.
|
Resultados
e Discussões
|
Apresentar
os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Poderão
ser apresentados imagens, gráficos, quadros ou tabelas. Destacar
a participação da comunidade, se existente, e a alteração da
situação problema. Em caso de oficina, apresentar os resultados
desejados ou já alcançados.
|
Conclusão
|
Concluir
se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a
discussão dos resultados. Ressaltar os ganhos
acadêmicos/institucionais e o grau de alteração da situação
problema.
|
Referências
|
Relacionar
todas as referências citadas nas demais partes do trabalho
redigido, conforme as normas da ABNT.
|
Orientações
Gerais:
-
Resumo expandido com no máximo 4 páginas; A4; fonte Arial,
tamanho 12; margem superior 3,0 cm; inferior 2,0 cm; direita 2,0
cm; esquerda: 3,0cm;
-
O texto deve ser redigido de maneira impessoal, na terceira
pessoa;
-
Itens e subitens em negrito e alinhados à esquerda;
-
Espaçamento: 1,5 cm entre o Título e Autores e 1,5 entre linhas
no texto; simples entre os itens e subitens;
-
Tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word);
-
Podem ser inseridas notas de rodapé, desde que consideradas
extremamente necessárias. As notas explicativas podem conter até
3 linhas e devem ser numeradas sequencialmente, em números
arábicos, fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples.
-
Devem ser citadas as fontes de financiamento da pesquisa, se
existirem, sob a forma de Agradecimentos ao final do corpo
do artigo.
|
|
Os
trabalhos devem ser enviados em formato pdf para o e-mail:
edma.comissaocientifica@gmail.com
Data
Limite para envio: 30 de abril de 2014.
Dúvidas,
favor enviar e-mail para o endereço desta Comissão.
|
Normas
para elaboração e apresentação de banners
1. Confecção do
pôster
Recomenda-se
que o pôster seja confeccionado após a resposta de aceite da
Comissão Avaliadora.
2. Dimensões do
pôster
Largura:
90 cm. Altura: 120 cm.
3. Legibilidade e
recursos
O
texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos
2 metros. Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar
o interesse do público.
4. No pôster deverá
constar:
a. Título: É
obrigatório que o título do pôster seja idêntico ao título do
resumo submetido ao evento.
b. Nomes dos autores (os
mesmos do resumo submetido).
c. Instituição dos
autores.
d. Dados da pesquisa
(Introdução, Material e Metodologia, Resultados e Discussões,
Conclusões e Referências). Organizar as informações de modo que
as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar
o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos
gráficos possíveis.
e. Agência de fomento:
Caso exista Agência de fomento é obrigatório mencioná-la.
f. Mencionar se é
Trabalho de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, de Agência
Governamental, Agência Não-Governamental e outros. Deve ser
informado a que instituição pertence os autores do trabalho.
Local
e dia da apresentação
Os
pôsteres dos trabalhos selecionados serão apresentados no dia 16 de
maio de 2014, no prédio do CFCH/UFPE.
A
relação dos trabalhos aprovados e apresentações serão divulgadas
no blog do evento (prodemaufpe.blogspot.com.br)
a partir do dia 05 de maio de 2014 e, ainda, em painéis e na
secretaria do PRODEMA, nos dias do Congresso. Aquele
que não fixar ou apresentar seu trabalho não terá direito ao
certificado.
Horário
das Sessões de Pôsteres e Apresentações Orais
A
organização e os apresentadores dos trabalhos deverão respeitar e
seguir a ordem (data, painéis e títulos selecionados), conforme
divulgados no blog do evento (prodemaufpe.blogspot.com.br)
a partir do dia 05 de maio de 2014.
É
proibida a apresentação:
a.
Por terceiros não autores e por pessoa não inscrita no evento.
b.
Com retroprojetor, e/ou outros recursos eletrônicos.
c. Com aparelhos e
instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da
sessão.
O resumo expandido aprovado para apresentação, será publicado em anais?
ResponderExcluirPor gentileza, onde está a lista dos trabalhos aprovados?
ResponderExcluir