sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A estudante do PRODEMA Valcilene Rodrigues recebe Prêmio Naíde Teodósio

Ontem, dia 02 de outubro, a pesquisadora Valcilene Rodrigues, mestranda do PRODEMA/UFPE, recebeu no Teatro Santa Isabel, em Recife, um belo reconhecimento por seu trabalho. Foi contemplada pelo Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano VII, na categoria Artigo Científico de Estudantes de Pós Graduação, com o trabalho “Mulher Agente de Desenvolvimento: um olhar sobre comunidades rurais do Semiárido Pernambucano”. 

Valcilene, que é natural do município de Brejinho, no Sertão de Pernambuco, escreve esse artigo como uma reflexão acadêmica sobre realidades que ela mesma vivencia, já tendo atuado muito na sua região também como agente de desenvolvimento local e liderança feminina. De forma complementar, sua pesquisa do mestrado trata da Pluriatividade e Sustentabilidade no Semiárido Nordestino.
A professora Mônica Cox, as mestrandas Diana Gomez, Maíra Braga (PRODEMA)
 e a mestranda Adriana Leal (IFPE) prestigiaram a premiação.

A Seleção pública é destinada a premiar estudos de gênero, observando as dimensões de raça/etnia, classe social e geração das mulheres em Pernambuco, nas seguintes modalidades: redações, relatos e/ou projetos de experiência pedagógica, artigos científicos e roteiro para documentário de curta-metragem digital, sendo uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), a Secretaria de Educação (SEE), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Naíde Teodósio - O Prêmio faz homenagem à médica Naíde Teodósio (1915-2005) que dedicou a vida na luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, suas pesquisas tiveram como foco a erradicação das desigualdades sociais, principalmente o combate à desnutrição. A Dra. Naíde publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundou o Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio. 

0 comentários:

Postar um comentário