EDMA - Edições / Anais

V EDMA Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente - EDMA

O Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que anualmente reúne graduandos e pós-graduandos, profissionais, docentes e demais atores sociais na discussão de questões ambientais relevantes ao desenvolvimento do Nordeste. Em sintonia com a Organização das Nações Unidas, que elegeu 2017 como o “Ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, a quinta edição do EDMA tem como tema “Do Litoral ao Sertão: perspectivas e desafios para o turismo sustentável”.

Nesse sentido, esperamos que as atividades previstas possam cumprir o papel de contribuir na formação de profissionais e agentes sociais atuantes no setor, assim como na disseminação de conhecimentos, valores e práticas capazes de induzir o planejamento e a gestão do turismo numa perspectiva sustentável, nos diferentes níveis.

V EDMA - Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente Anais:
IV Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente - EDMA


A quarta edição trouxe como tema “Ciências ambientais e a ética em tempos de crise: perspectivas e desafios”, no intuito de provocar a comunidade para refletir o atual momento do país, sob o pressuposto de que a maior crise vivenciada é, antes de tudo, uma crise de percepção sobre os valores que influem diretamente na relação dos humanos entre si e com a natureza. Dessa forma, o debate ambiental precisa, mais do que nunca, ganhar maior incidência na agenda política das entidades públicas, privadas e dos movimentos e organizações-governamentais. Nessa condição, a academia se coloca como agente catalisador de uma práxis científica pautada no desenvolvimento justo, na conservação do ambiente como um bem comum e na solidariedade transgeracional.

Nessa perspectiva, o presente livro é fruto de uma sistematização de pesquisas e relatos de experiências, protagonizados por estudantes, profissionais e docentes, apresentados durante o IV Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Agradecemos desde já aos autores, aos pareceristas, aos avaliadores, aos palestrantes e ministrantes convidados, por suas estimadas contribuições. A participação de vocês e os apoios e parcerias institucionais foram essenciais à realização de mais um EDMA.

IV EDMA - Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente Anais

III Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente - EDMA:

A terceira edição do Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente – III EDMA, do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFPE, marca o início das atividades do Dia Internacional do Meio Ambiente, em âmbito local e estadual, ocorrendo nos dias 14 a 16 de maio de 2014. A UFPE, mais uma vez, a partir da articulação e iniciativa dos mestrandos e doutorandos do Prodema, sob a coordenação do Professor Gilberto Rodrigues, proporciona por meio desse evento discussões sobre questões ambientais.

Desta vez o tema versa sobre “Desenvolvimento, Território e Identidade: perspectivas e desafios socioambientais”. O evento está organizado sob a forma de mesas redondas, minicursos, apresentação de trabalhos e um amplo debate sobre os temas: Espaço Urbano e Meio Ambiente; Produção Rural e Sustentabilidade; Desenvolvimento Local e Identidade; Políticas Públicas, Desenvolvimento e Meio Ambiente; e, ainda, Áreas Protegidas e Questões Socioambientais. Dentre as dezenas de palestrantes, debatedores e professores de minicursos, agregam-se um universo de saberes e áreas de conhecimento de diversas instituições acadêmicas, científicas, do poder público e privado, atores do terceiro setor e comunidades locais.

Além dessas discussões, temos a apresentação de 43 trabalhos científicos em forma de banners, inscritos pelo público e aceitos por avaliadores de diversas áreas afins. Os trabalhos são apresentados dentro dos cinco eixos – os subtemas do evento. A participação também se dá em forma de minicursos, voltados às Práticas de Educação Ambiental; Introdução à Tecnologia da Geoinformação; Gestão de Áreas Degradadas e A Climatologia e a Geomorfologia na Análise Ambiental. Além disso, momentos culturais e interativos estão presentes no III EDMA, como o pré-lançamento do livro “Ecologia do Cotidiano” e a apresentação de vídeo ganhador do Prêmio de curta-metragem sobre a Antártida – ambos com debates com os autores.

Perante todas essas atividades, antecipadas devido à Copa do Mundo no Brasil e em especial no Recife, em junho 2014, é que a Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com diversas instituições, não deixa as comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente passar despercebido. É com Gratidão – palavra difundida pelos alunos da UFPE, que expresso agradecimento a todas as pessoas que, direta e/ou indiretamente, dedicaram parte do seu tempo a esta pequena conquista.

III EDMA - Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente Anais

II EDMA - Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente:

  • Anais II EDMA

I EDMA - Encontro de Desenvolvimento e Meio Ambiente:

  • Anais I EDMA

0 comentários:

Postar um comentário