quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e de Saúde no Brasil


                                                                     Fonte: LIS/ICICT/FIOCRUZ (2011)
 Após período de ajuste, inauguramos as postagens de 2011 divulgando uma ferramenta de elevado valor social e ambiental, pouco conhecida e, consequentemente, pouco utilizada.
Trata-se do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e de Saúde no Brasil, desenvolvido pela Fiocruz e e pela Fase com o apoio do Ministério da Saúde. Esta metodologia consiste em plotar no mapa do Brasil casos de conflitos ambientais e de saúde, representando um avanço na aplicação de princípios como os da informação e da participãção social. Basta localizar o Estado no campo de pesquisa e identificar as denúncias registradas.
Todo o contexto de criação e funcionamento deste Mapa envolve uma série de discussões pertinentes à temática de meio ambiente e desenvolvimento, uma vez que aborda conceitos de "conflitos ambientais", "territorialidade e espaços afetados", "riscos e impactos sociais e ambientais", "justiça ambiental"...
Ainda, os textos de apresentação, disponíveis no site, evidenciam a interrelação de aspectos ambientais, com questões de saúde pública, danos sociais e, inclusive, injustiças geradas pela mídia e por instituções diversas, bem como o grau de participação da população de cada Estado.

Vale conferir e é dever divulgar tal ferramenta. Clique para acessar o MAPA

Um comentário:

  1. Gostei bastante deste mapa, utilizarei-o na dissertação. Valeu!

    Abç,
    Luciana R. da Costa

    ResponderExcluir